Narcisa Amália

Vote aqui
Deixe seu voto Votação Encerrada Vote aqui

Narcisa Amália é considerada a primeira jornalista profissional brasileira. Seu único livro é Nebulosas, publicado em 1872, reunindo 44 poemas sobre sentimentos, cotidiano feminino e outros assuntos de cunho político, ideológico e social. Além disso, recebeu elogios de Machado de Assis e até do Imperador Dom Pedro II, visto a sua grande influência. O objetivo de Narcisa era incentivar outras mulheres a se expressarem pela escrita, então ela é considerada uma das primeiras feministas do Brasil.

Material Pedagógico (2)


Narcisa Amália é considerada a primeira jornalista profissional brasileira. Seu único livro é Nebulosas, publicado em 1872, reunindo 44 poemas sobre sentimentos, cotidiano feminino e outros assuntos de cunho político, ideológico e social. Além disso, recebeu elogios de Machado de Assis e até do Imperador Dom Pedro II, visto a sua grande influência. O objetivo de Narcisa era incentivar outras mulheres a se expressarem pela escrita, então ela é considerada uma das primeiras feministas do Brasil.

Produção: Lia Araújo (Inovaholic)

Empresa(s) produtora(s): JIVRL Produções

Narração: Juty Nonato

Pesquisa: Amanda Louise, Marisa Lunella

Montagem: Sandro Brigida

Envie o seu comentário
Faça login ou se cadastre para comentar a obra.
Carregar mais comentários
Envie o seu comentário
Após aprovação, seu comentário será publicado e enviado para o diretor do filme. | Normas para publicação

Aplicabilidades Pedagógicas



Etapa/Nível de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Médio

Área de Ensino: Ciências Humanas, Ensino Religioso, Linguagens

Componente Curricular/Disciplina: Artes, Diversidade, Educação, História, Língua Portuguesa, Literatura, Redação

Objetos de Conhecimento: EF15LP10 - Escuta atenta, EF05GE02 - Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais, EF04HI01 - A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras, EF05HI02 - As formas de organização social e política: a noção de Estado, EF05HI04 - Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas, EF05HI05 - Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas, EF08HI12 - Independência dos Estados Unidos da América Independências na América espanhola • A revolução dos escravizados em São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti Os caminhos até a independência do Brasil, EF08HI22 - A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil, EF09HI26 - O processo de redemocratização A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.) A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira A questão da violência contra populações marginalizadas O Brasil e suas relações internacionais na era da globalização, EF09ER06 - Princípios e valores éticos

Competências: Conhecimento - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva., Comunicação - Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo., Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.


Planos de Aula (2)

Relatos de Professores



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)

Testes de Conhecimentos


Narcisa Amália

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste

13 min
2021
Brasil
AL

Séries: Mulheres na história - Biografias | 5 Episódios de 13 Minutos

Diretor: Vanessa de Araújo Souza

Sinopse: Narcisa Amália é considerada a primeira jornalista profissional brasileira. Seu único livro é Nebulosas, publicado em 1872, reunindo 44 poemas sobre sentimentos, cotidiano feminino e outros assuntos de cunho político, ideológico e social. Além disso, recebeu elogios de Machado de Assis e até do Imperador Dom Pedro II, visto a sua grande influência. O objetivo de Narcisa era incentivar outras mulheres a se expressarem pela escrita, então ela é considerada uma das primeiras feministas do Brasil.

Alugue

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação