Caro professor, o vídeo Narcisa faz parte da coleção “Mulheres na história”, que apresenta a biografia de mulheres importantes para a história. Esse episódio pode ser trabalhado no Ensino Médio com fundamentação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Narcisa Amália nasceu em 1852 no Rio de Janeiro. Filha de mãe professora e pai poeta e jornalista, ela foi incentivada a ler e a escrever desde cedo, o que culminou no desejo de ser escritora.
Aos 8 anos de idade, Narcisa começou a estudar música e aprendeu latim e francês. Além disso, ela sempre questionou o motivo dos colégios serem separados por gênero, inclusive os centros educacionais que os seus pais fundaram.
A escritora se inspirou no poeta Gonçalves Dias e escreveu sobre a saudade da infância. No decorrer da vida, Narcisa teceu várias críticas sociais sobre o papel feminino na sociedade e defendeu a igualdade de gênero, pois as mulheres não tinham liberdade no mundo literário e nem sequer podiam assinar os seus próprios nomes nas obras.
Ela se tornou a primeira jornalista profissional brasileira e teve a sua única obra “Nebulosas” premiada, produção que reúne 44 poemas sobre sentimentos, cotidiano feminino e outros assuntos de cunho político, ideológico e social. Narcisa tinha o objetivo de incentivar outras mulheres a se expressarem por meio da escrita tornando-se, assim, uma das primeiras feministas do Brasil.
Esse episódio pode ser assistido pela turma ou individualmente, mas é essencial que você, professor, proporcione aos alunos um momento de reflexão coletiva acerca dos assuntos abordados, além de outras atividades, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos e incentivar a autonomia e a participação deles.
A partir do vídeo, é possível discutir temáticas como:
- Golpe da Maioridade;
- Brasil Império;
- Influência da Revolução Industrial na economia brasileira;
- Construção das primeiras ferrovias, barcos à vapor e outras inovações no Brasil;
- Lei Eusébio de Queiroz;
- Movimento feminista;
- Papel feminino na produção cultural e artística brasileira;
- Contexto histórico, social, cultural e artístico que influenciou Narcisa Amália.
Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC para a etapa do Ensino Médio.
Linguagens e suas tecnologias
1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.
(EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
(EM13LGG201) Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
3. Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional e global.
(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
(EM13LGG303) Debater questões polêmicas de relevância social, analisando diferentes argumentos e opiniões, para formular, negociar e sustentar posições, frente à análise de perspectivas distintas.
(EM13LGG304) Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.