Plano de Aula

ISAAC NEWTON

Isaac Newton | Animação | De Cristiano Chaui | 2015 | 3 min | SP
28/04/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Física, História, Linguagens, Ciências da Natureza, Língua Portuguesa, Ciências, Arte
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



O vídeo Isaac Newton faz parte da série “Ilustrando História” e pode ser trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


O episódio aborda a vida e os feitos de Isaac Newton, um importante cientista inglês. Ele desenvolveu estudos sobre a gravidade, a composição da luz e as leis do movimento, além de outras descobertas e invenções, como o telescópio refletor. A partir do vídeo, é possível discutir sobre a importância da ciência e da experimentação para a sociedade e a relevância de estudar esse e outros cientistas.


Essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor, proporcionar uma reflexão coletiva, além de outras atividades que abordem os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.


Como sugestão de atividade, a fim de comprovar o pensamento do cientista Isaac Newton, construa um disco com os seguintes materiais:



  •  Cartolina branca, compasso, lápis, lápis de cor, pincel e régua.


Na cartolina, faça um círculo de, aproximadamente, 15 centímetros de diâmetro usando o compasso. Com a régua e o lápis, divida o círculo em sete partes e pinte cada uma com uma cor do arco-íris. Por fim, faça um furo no centro do disco e encaixe o lápis para movimentá-lo.


Depois de pronto, cada aluno deve girar o disco o mais rápido que conseguir e observar o resultado: branco é resultado da soma das sete cores, como afirmou Newton.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO FUNDAMENTAL


Ciências da Natureza


3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.


(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).


(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.


ENSINO MÉDIO


Ciências da Natureza e suas Tecnologias


3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).


(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.



EF03CI02 - Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
EF09CI04 - Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

Isaac Newton - Questionário

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)