Relato de atividade em sala de aula

1,2,3, VAMOS LAVAR AS MÃOS OUTRA VEZ.

Visualizações |
Vote aqui
Doenças
19/09/2024
Matemática, Ciências
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
35
Neusa Maria Carlan Sá





  • Sensibilizar os alunos para a importância de mantermos a higiene do corpo, com foco nas mãos, nessa primeira etapa do projeto, através da apresentação do curta “Doenças” – episódio da série: Descobrindo a ciência, disponível na plataforma do CurtaEdu;
  • Fomentar a troca de ideias sobre o tema “higiene das mãos” através de roda de conversas e canções sobre o tema;
  • Destacar as principais doenças causadas pela falta de higiene regular das mãos e identificar os principais agentes transmissores;
  • Conhecer os cinco passos do protocolo de higiene das mãos de acordo com a OMS;
  • Convidar um profissional da saúde ou um professor de biologia para falar com os alunos a respeito da importância da higiene correta das mãos acontecer regularmente e o que ocasiona a sua falta;
  • Desenvolver um experimento científico – a produção de sabonete líquido artesanal feito pelos alunos;
  • Elaborar uma estória coletiva integrando conhecimentos desenvolvidos sobre o tema (Ed. Infantil) e depois e depois transcrevê-la no caderno (aproveitando para outros desdobramentos da disciplina de Língua Portuguesa – se for com o Ensino Fundamental); 
  • Divulgar junto à comunidade escolar os conhecimentos construídos sobre a importância da assepsia correta das mãos para a saúde pessoal e das pessoas do nosso entorno;
  • Desenvolver uma atividade integradora no pátio da escola convidando outras turmas e comunidade escolar para conhecer o projeto;
  • Expressar os conhecimentos construídos nesse projeto através de atividades lúdicas, no pátio da escola (brincadeiras e competições), envolvendo a disciplina de Ed. Física.

  • Apresentação do curta “Doenças”  - episódio pertencente à série: Descobrindo a ciência e disponível no Canal CurtaEdu (12 min.); 

Variações para apresentação do audiovisual: 

*poderá ser apresentado dois terços do curta, deixando a parte final para ser apresentada após a roda de conversa para explorar ideias dos alunos quanto ao seu final - criação de outros finais para o episódio.  

*a produção fílmica poderá ser passada no início, meio ou final do projeto. *passar o mesmo vídeo mais de uma vez – porque na segunda vez os alunos já terão acomodado muitos outros conhecimentos sobre o tema;

*para ampliação e consolidação dos conhecimentos desenvolvidos através do audiovisual e das aulas, poderá ser apresentado mais um curta ao final do projeto. Curta: “A história das regras de higiene – da série “Invenções e descobertas”.  

  • Levantamento das ideias mais significativas para os alunos (ref.a animação) - diálogo e explosão de ideias sobre o tema “importância da higiene das mãos”. Aula expositiva sobre o tema;

  • Apresentação de várias canções com ensinamentos sobre o tema. Destaque para a canção “Lavar as mãos” do grupo Palavra cantada. Exploração de diferentes linguagens além da oral: gestual, mímica, corporal, gráfica;

  • Ampliação do universo vocabular e com a ajuda de um dicionário os alunos descobriram o significado de algumas palavras que constam na canção “Lavar as mãos”. Ex: diferença entre tanque e pia, significado de bica…;

Leia a sequência completa acessando o link: https://docs.google.com/document/d/1heoh74psVjHDUS8UG9dqgWkOL4rrMTnJNqgaGtBq3AU/edit 


O projeto “1,2,3, vamos lavar as mãos outra vez” foi desenvolvido com a turma do 3º ano do ensino fundamental. Inicialmente, estava previsto 15 dias para a integralidade do projeto mas percebemos que o tema fora se ampliando e trazendo outros subtemas da mesma área de conhecimento -“ciências” - como a questão da reciclagem, sustentabilidade ambiental, a vida das plantas e propriedades físicas da matéria. Neste caso: a curiosidade para o tema, densidade, partiu da experiência com o preparo do sabonete líquido e as diferentes densidades entre os pedaços de sabonete e a água (porque temos que chacoalhar o nosso sabonete líquido antes de utilizá-lo? Porque alguns pedaços do sabonete ficam no fundo?).  Assim, o projeto teve uma duração de 30 dias, superando as nossas expectativas de tempo, envolvimento coletivo e entusiasmo com o projeto.  

Destaco as atividades que evocaram a autonomia na tomada de decisões (preparo de cartazes e visita a estabelecimentos comerciais do entorno da escola), as quais trouxeram sentido ao projeto e muita vontade de vê-lo evoluir para além dos muros da escola. Além do fortalecimento de valores importantes para a construção de um sujeito crítico e autônomo, graças às atitudes ativas que envolveram os alunos na tomada de decisões e valorização das suas ideias em todas as etapas do projeto. 

Os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos construídos e assim testar a apreensão deste conhecimento de forma colaborativa e em vários contextos de vida (escola, família, círculo social). A colaboração de outros professores no projeto trouxe maior integração com as diferentes áreas do conhecimento e qualidade ao projeto que, com certeza, suas aprendizagens consolidadas com autonomia e alegria os acompanharão por toda a vida.