Relato de atividade em sala de aula

CLEMENTINA: VOZ E RESISTÊNCIA AFRO-BRASILEIRA NA MÚSICA POPULAR

Clementina
05/09/2024
História, Arte
Comunicação
Ensino Médio
35
Lia Araújo




O objetivo foi explorar as raízes afro-brasileiras da música popular brasileira e o legado cultural deixado por Clementina de Jesus. O foco principal foi apresentar aos alunos a importância da artista como símbolo de resistência cultural e preservação das tradições afrodescendentes. Além disso, a aula visava promover a reflexão sobre a influência da diáspora africana na cultura brasileira e discutir o papel de figuras históricas como Clementina na luta contra o racismo e a marginalização social.

O filme permitiu que os alunos compreendessem como a trajetória pessoal de Clementina de Jesus, uma mulher negra e neta de escravizados, ecoa as histórias de resistência e preservação cultural de toda uma comunidade afro-brasileira. O documentário trouxe elementos como suas músicas, depoimentos e imagens de arquivo, mostrando como Clementina resgatou elementos da cultura africana e os imortalizou na MPB.


  • Introdução à Figura de Clementina de Jesus (15 minutos): A aula começou com uma breve apresentação sobre Clementina de Jesus, contextualizando sua origem humilde e sua ascensão como um dos grandes nomes da música afro-brasileira. A professora destacou como sua vida reflete a trajetória de muitas mulheres negras brasileiras que enfrentaram a exclusão social e o racismo.

  • Exibição do Documentário: Durante a exibição do documentário, os alunos foram orientados a prestar atenção nas falas dos entrevistados, que discutem a relevância de Clementina como um elo entre a cultura africana e a música popular brasileira. Foram incentivados a anotar elementos musicais e culturais que se destacassem, como o uso do jongo e os cantos de trabalho, além de refletirem sobre a presença da diáspora africana na música.

  • Discussão em Rodas de Conversa: Após o documentário, os alunos se reuniram em pequenos grupos para discutir o impacto da música de Clementina de Jesus na preservação da herança afro-brasileira. A discussão incluiu temas como a importância das tradições orais na cultura negra e a resistência cultural frente às adversidades impostas pelo racismo. Cada grupo compartilhou suas reflexões sobre como Clementina se conectava à luta por reconhecimento e visibilidade das raízes africanas no Brasil.

  • Atividade de Análise Musical: Os alunos foram desafiados a selecionar uma das músicas de Clementina de Jesus apresentadas no documentário e analisar suas características culturais e históricas. Em grupos, eles discutiram o significado das letras e a forma como essas músicas resgatam elementos da cultura africana. Cada grupo fez uma apresentação curta sobre suas análises, destacando o impacto de Clementina na música e sua importância como representante da cultura afro-brasileira.

  • Produção de Textos Reflexivos (Tarefa de Casa): Para aprofundar a reflexão, os alunos foram solicitados a escrever um texto sobre como a música de Clementina de Jesus pode ser vista como um instrumento de resistência cultural e como ela contribuiu para manter vivas as tradições africanas em um contexto de exclusão e marginalização social no Brasil.


A exibição do documentário proporcionou aos alunos uma experiência rica, ampliando sua compreensão sobre a importância da música na preservação de identidades culturais. A figura de Clementina de Jesus foi um ponto de partida para debates sobre a resistência da cultura afrodescendente e sobre o papel da música como forma de expressar a história e os sentimentos de uma comunidade marginalizada. Os alunos se mostraram altamente engajados, trazendo suas próprias interpretações e reflexões sobre o impacto da música negra no Brasil.

Os alunos expressaram grande interesse pelo documentário, destacando que a história de Clementina foi uma descoberta emocionante para muitos que ainda não conheciam a importância de sua trajetória. Eles mencionaram como o filme ajudou a revelar a força cultural das tradições africanas na música popular e como isso os fez refletir sobre a contribuição negra na formação da identidade brasileira.

O uso do documentário "Clementina" foi extremamente eficaz para promover uma discussão crítica sobre as raízes culturais afro-brasileiras e sua influência na MPB. A narrativa emocionante de Clementina de Jesus resgatou a força das tradições orais e musicais da diáspora africana, e sua inserção no currículo permitiu que os alunos se conectassem de forma mais profunda com temas de resistência cultural e identidade. Para futuras aulas, seria interessante complementar o documentário com visitas a museus de música e cultura afro-brasileira, ou incluir a escuta de mais gravações de suas músicas, ampliando o repertório de referências culturais para os alunos.