Relato de atividade em sala de aula

A IMPORTÂNCIA DAS NOSSAS AMIZADES

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25/11/2009
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Finais
12
Mirele Carolina Werneque





O filme "Velha História" fez parte de uma proposta pedagógica que resultou num plano de unidade sobre as relações intertextuais entre Literatura e Educação Ambiental, formado por um conjunto de textos literários que abordam temas voltados para o meio ambiente as ciências naturais, entre outros. Especificamente, o filme utilizado, disponibilizado em DVD (Vol. 1), foi precedido pela leitura do texto homônimo de Mário Quintana, quando os estudantes discutiram como seriam os espaços físicos descritos no texto. Após assistirem ao filme, conforme o objetivo exposto no início da aula, os mesmos alunos, divididos em dois grupos, discutiram que tipo de relação com a Educação Ambiental a filmagem e o texto escrito revelaram. A discussão pautou-se na colocação do ponto de vista de cada grupo.

Após assistirem ao curta "Velha História", os estudantes, divididos em dois grupos, trocaram ideias acerca de suas leituras em relação a cada texto. Numa primeira atividade, coletiva, os grupos expuseram suas anotações sobre que traços relativos à Educação Ambiental foram visualizados nos textos. Subsequentemente, cada aluno, em seu caderno, registrou que pontos em comum o texto escrito e o filme apresentam em relação ao tema da aula. Por fim, outra atividade, a que chamamos "tarefa para casa", foi aplicada para que os estudantes pudessem refletir sozinhos sobre suas antigas e novas concepções sobre a importância da Literatura e das Artes para o desenvolvimento de nossas práticas como cidadãos e indivíduos portadores de necessidades humanas, como a necessidade de um homem cuidar do peixinho pescado.

A proposta circunscrita no plano de unidade visou a interação entre os alunos, sobretudo às práticas de exposição do pensamento, da maneira como ele é formulado, sem que fosse necessário intervir para fazer correções lexicais, pois o momento foi reservado para trabalhar os aspectos culturais e ambientais. Interessante foi o modo como cada um revelou suas concepções acerca do mundo e das relações sociais, já que o tema do texto e do filme permitiu tal alusão. Todavia, o momento de maior transformação dos alunos foi quando cada um leu seu texto, produzido como tarefa para casa. Eles surpreenderam a todos e mostraram como é importante ouvir a realidade de cada um e que todos possuem criatividade para recriar situações como as que foram ilustradas pelo filme. Os próprios estudantes quiseram encenar um teatrinho baseado no texto de Mário Quintana.