Relato de atividade em sala de aula

ANIMAIS SILVESTRES

Visualizações |
Vote aqui
09/11/2007
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
37
Clarinda de Moura
EMEF IRACEMA MARQUES DA SILVEIRA PROFA | SP | São Paulo | Municipal





Desenvolver o conceito de animais silvestres e animais domésticos,estabelecendo a diferença entre ambos.
Desenvolver a consciência ecológica dos alunos,compreendendo o significado de crime ambiental.

1) Conversa informal com os alunos buscando o conhecimento prévio dos mesmos a respeito de animais silvestres: o que são?; quais animais conhecem?; onde vivem?; como se alimentam? etc. 2) Exibição do filme seguido de discussão sobre seu conteúdo, levantando as seguintes questões: - Porque o homem resolveu ficar com o peixinho? Que sentimento o levou a fazer isso? - Qual o comportamento do peixinho durante sua convivência com o homem? - Porque o peixinho morreu afogado quando o homem o devolveu ao seu habitat? Enquanto os alunos colocavam suas opiniões ia explicando a eles porque animais silvestres não podem viver em cativeiros, pois além de não se reproduzirem nesta condição eles também não conseguem sobreviver quando são colocados de volta na natureza, já que perdem a habilidade de buscar alimentos e de defendesa diante de predadores. Discutimos também como todos esses fatores contribuem para extinção de uma espécie animal, gerando um desequilíbrio nos ambientes. Comentei sobre o IBAMA , explicando o significado da sigla e quais as suas atribuições. 3)Exibição do filme "Tainá,uma aventura na Amazônia". Após a exibição foram levantadas questões sobre o contrabando de animais silvestres para venda no exterior e para pesquisa científica.Houve também a definição sobre crime ambiental e como a IBAMA atua nestes casos. 4)As crianças fizeram pesquisa sobre animais silvestres, recortando e colando figuras de animais escrevendo informações sobre os mesmos. 5)Produziram textos: alguns escreveram contando as histórias dos dois filmes, outros escreveram sobre os assuntos discutidos após a exibição dos filmes.

Os alunos se envolveram bastante em todos os momentos das discussões. Muitos relataram sobre parentes que possuem animais silvestres em casa, como aves e macaquinhos. Gostaram muito dos filmes: riram bastante das aventuras da "Tainá" e se comoveram com a morte do peixinho da "Velha História". Os resultados foram positivos , na medida em que os alunos demonstraram ter compreendido a diferença entre animais que podem ser domesticados e conviver com o homem e outros que devem permanecer nas florestas.Compreenderam também as consequências negativas para o ambiente da retirada de espécies animais de seus habitats naturais. * A experiência foi desenvolvida pela Prof. Eliane Reis de Barcellos, com sua turma de 3ª série.