Relato de atividade em sala de aula

FESTIVAL GASTRONÔMICO SUSTENTÁVEL

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Ilha das Flores
30/10/2024
História, Filosofia, Sociologia, Ciências
Pensamento científico, crítico e criativo
Ensino Médio
130
Thiago Ferreira Campos
CENTRO DE ENSINO EM PERIODO INTEGRAL LUIS PERILLO | GO | Goiânia | Estadual





A exibição do Documentário Ilha das Flores foi a pedra fundamental de um conjunto de atividades nomeadas como “Festival Gastronômico Sustentável”. Essas atividades surgiram a partir da proposta sugerida pela SEDUC-GO, intitulada “Nutrindo Conhecimento”, no qual os professores das ciências humanas deveriam abordar temas pertinentes ao dia mundial da alimentação (16/10).

Os objetivos da exibição do filme foram:

Educação e Conscientização:

  •  Incentivar a formação sobre alimentação sustentável, ressaltando a relevância de práticas que respeitem o meio ambiente.
  • Conscientizar os participantes sobre os efeitos ambientais da produção de alimentos e as vantagens da agricultura sustentável.

Fomento à Sustentabilidade:

  • Estimular o consumo consciente, promovendo o uso de produtos orgânicos, locais e de baixo impacto ambiental.
  • Apoiar práticas de redução de desperdício e da reutilização de ingredientes para fins culinários durante o evento.

Saúde e Nutrição:

  • Incentivar hábitos alimentares saudáveis, enfatizando a importância de uma dieta equilibrada.
  • Apresentar alternativas de pratos nutritivos e sustentáveis que possam ser facilmente reproduzidos em casa.

 

Educação sobre Alimentação Sustentável:

  • Compreender a importância de escolher alimentos de forma sustentável pode ajudar a mitigar a insegurança alimentar promovendo um sistema alimentar mais equilibrado.

Valorização da Cultura Culinária:

  • Promover a gastronomia local, estimulando o uso de ingredientes regionais e a conservação das tradições culinárias.
  • Fomentar a diversidade cultural ao apresentar pratos utilizando ingredientes que seriam desperdiçados ou descartados.

Desenvolvimento de Habilidades e Competências:

  • Oferecer aos estudantes a chance de aprimorar habilidades organizacionais, de trabalho em equipe e de gestão de eventos.
  • Fomentar a pesquisa e a aplicação de conhecimentos em educação ambiental, nutrição, culinária e empreendedorismo.

Nas Aulas 01 e 02 (16/10) a sequência didática foi:

  1. Exibição do Documentário Ilha das Flores para os Segundos anos do Ensino Médio
  2. Apresentação dos temas levantados pelo Documentário: explorando de maneira concisa e impactante as complexidades da desigualdade social no Brasil a partir da trajetória do tomate nas diferentes esferas econômicas e sociais da comunidade apresentada.
  3. Apresentação Desperdício e Consumismo no Brasil: Abordando onde acontecem o desperdício nas etapas de produção, tranporte e comercialização dos alimentos. Também se ressaltou os impactos desse desperdício e as soluções para mitigação.
  4. Apresentação Compras Sustentáveis: Orientação de escolhas sustentáveis e evitar o desperdício durante as suas compras diárias, reduzindo o desperdício.
  5. Organização da Atividade Festival Gastronômico Sustentável: Tendo como público alvo estudantes do Nono Ano do Ensino Fundamental, os estudantes dos segundos anos deveriam apresentar os temas abordados nas aulas 01 e 02. Também foi orientado aos estudantes ofertarem bebidas e alimentos sustentáveis, feitos com ingredientes que normalmente seriam descartadas ou desperdiçados.

Nas Aulas 03, 04 e 05 (23/10) a sequência didática foi:

  1. Organização do Espaço para as apresentações em dois ambientes: o Primeiro para a exibição do Documentario Ilha das Flores e das apresentações; o Segundo com os estandes com as bebidas e comidas sustentáveis produzidas.
  2. Entrega de um Folder informativo contendo objetivos da Atividade e dicas para compras sustentáveis;
  3. Exibição do Documentário Ilha das Flores;
  4. Apresentação sobre as reflexões acerca do Documentário;
  5. Apresentação dos temas: Ilha das Flores; Desperdício e Consumismo no Brasil e Compras Sustentáveis;
  6. Apresentação e degustação dos pratos elaborados pelos estudantes.

Aumento da Conscientização: Os alunos e participantes adquiriram uma formação para se tornarem mais conscientes sobre a relação entre alimentação, meio ambiente e desigualdade social.

Desenvolvimento de Habilidades Práticas: Os estudantes dos segundos anos aprenderam ou aprimoram habilidades de organização, trabalho em equipe e gestão de eventos.

Valorização da Gastronomia Local: Os estudantes passaram a apreciar os ingredientes regionais e das tradições culinárias locais, bem como estudar novas receitas sustentáveis.

Redução do Desperdício de Alimentos: Os estudantes foram sensibilizados, tomando consciência para adotar práticas de redução de desperdício e reutilização de ingredientes

Aprofundamento do Conhecimento: Os alunos desenvolveram a habilidade de pesquisar e refletir sobre temas como consumismo, compras sustentáveis e a cadeia produtiva dos alimentos.

Engajamento Comunitário: O evento fortaleceu laços entre estudantes, professores e a comunidade local, promovendo o interesse em iniciativas sustentáveis.

Criação de Materiais Educativos: A entrega de folders informativos foi um fulcral recurso para promover práticas de consumo sustentável.

Reforço do Trabalho Interdisciplinar: A atividade integrou diferentes áreas de conhecimento, como ciências humanas, nutrição e empreendedorismo, contribuindo para uma formação mais abrangente dos alunos.

Implementação de Práticas Sustentáveis: Incentivo à prática de escolhas sustentáveis nas compras diárias dos participantes, contribuindo para uma mudança nos hábitos de consumo.

Feedback Positivo: Os estudantes se engajaram em todas as etapas da atividade e estão motivados e a realizar ações dessa natureza em momentos futuros. Foi realizado momentos de reflexão e feedback do Festival, onde falaram de situações positivas que devem ser replicadas e de situações a serem melhoradas. Todas as etapas foram reavaliadas para serem implementadas em futuras edições do festival e projetos similares.