Relato de atividade em sala de aula

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

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Ilha das Flores
24/10/2024
Sociologia
Responsabilidade e cidadania
Ensino Médio
9
Rosângela Pereira de Oliveira





A proposta de trabalhar com o filme "Ilha das Flores" em uma turma de 2º ano do Ensino Médio surgiu como parte do estudo sobre desigualdade social, consumo consciente e sustentabilidade, abordando a habilidade da BNCC EM13CHS601. A ideia central foi utilizar o filme como disparador de reflexões críticas e propor uma Feira de Sustentabilidade, onde os estudantes pudessem transformar os aprendizados em soluções e práticas concretas. Foi feito de maneira interdisciplinar com sociologia, uma disciplina eletiva, agricultura familiar e agroecologia

Objetivo Geral

Desenvolver a capacidade de análise crítica dos estudantes em relação às desigualdades sociais, ao consumo e ao meio ambiente, estimulando a cidadania ativa e a prática de soluções sustentáveis no cotidiano.


Etapas do Trabalho

  1. Exibição do Filme "Ilha das Flores" A primeira etapa foi a exibição do documentário de Jorge Furtado, que retrata o ciclo de produção, consumo e descarte de alimentos e produtos, apontando os efeitos nocivos do consumo inconsciente e das desigualdades. Após a exibição, houve uma roda de conversa onde os estudantes foram incentivados a refletir sobre:

    • O papel da sociedade de consumo na exclusão de pessoas.
    • A relação entre cidadania e o direito ao consumo digno.
    • Impactos ambientais relacionados ao descarte inadequado.

    Reação dos estudantes: Houve um impacto visível no grupo, com relatos de choque em relação à crueldade das desigualdades retratadas e o destino do lixo na vida das pessoas em situação de pobreza. Muitos fizeram conexões com a realidade ao seu redor.

  2. Discussão Guiada e Pesquisa Na aula seguinte, os estudantes foram divididos em grupos e desafiados a investigar soluções para problemas apresentados no filme, como o consumo excessivo, o desperdício de alimentos e o impacto ambiental dos resíduos. Cada grupo escolheu um tema a partir das questões do documentário, como:

    • Compostagem e reciclagem.
    • Consumo sustentável e descarte responsável.
    • Agricultura orgânica e alimentos de produção local.
    • Economia circular e reutilização de materiais.
  3. Planejamento da Feira de Sustentabilidade Os grupos, então, receberam a missão de preparar uma banca na Feira de Sustentabilidade, onde apresentariam não apenas o problema que haviam estudado, mas uma proposta prática de solução. Cada grupo ficou responsável por trazer exemplos práticos, como:

    • Criação de hortas comunitárias.
    • Produção de compostagem caseira.
    • Reutilização de materiais recicláveis em objetos úteis.

     

  4.  

 

 


Impacto e Reflexão Final

Ao final do projeto, os estudantes relataram uma mudança significativa na forma como viam o consumo e o descarte de resíduos. Muitos mencionaram que passaram a prestar mais atenção aos seus próprios hábitos de consumo e se sentiram motivados a adotar práticas mais sustentáveis em casa. A Feira de Sustentabilidade se tornou um marco na escola, gerando debates posteriores sobre ações permanentes que poderiam ser implementadas no ambiente escolar.

Além de proporcionar um aprendizado profundo e crítico sobre os temas propostos, a experiência promoveu a responsabilidade social e ambiental dos estudantes, reforçando a importância da cidadania ativa e do engajamento com as questões socioambientais do mundo contemporâneo.

Avaliação

A avaliação foi feita de maneira contínua, considerando:

  • Participação nas discussões pós-filme, demonstrando a capacidade crítica e reflexiva.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos, que foram avaliadas pela profundidade de suas análises e propostas.
  • Apresentação e organização da Feira, onde o critério foi a clareza da explicação, a criatividade na solução proposta e o impacto na comunidade escolar.
  • Destaque: Um dos grupos criou um protótipo de composteira doméstica com materiais simples, incentivando a redução de resíduos orgânicos em casa.

  • Realização da Feira A Feira de Sustentabilidade foi aberta para toda a escola, permitindo que os estudantes apresentassem suas descobertas e soluções práticas para outros alunos e professores. Cada banca contava com cartazes explicativos, vídeos produzidos pelos estudantes e demonstrações ao vivo de práticas sustentáveis. A feira teve grande repercussão, com destaque para a interação entre estudantes de diferentes turmas e a motivação em engajar-se com práticas de sustentabilidade no dia a dia.

Considerações Finais

A experiência de trabalhar com o filme "Ilha das Flores" e realizar a Feira de Sustentabilidade foi extremamente enriquecedora, tanto do ponto de vista pedagógico quanto humano. O projeto mostrou como o ensino pode ir além da sala de aula, promovendo ações concretas e reflexões que impactam a vida dos estudantes e da comunidade escolar.