Relato de atividade em sala de aula

FOCO NO ENEM 2023 - REPERTÓRIO CULTURAL

Visualizações |
Vote aqui
Diálogo ou Guerra
19/10/2024
Língua Portuguesa
Argumentação
Ensino Técnico
90
ROBSON ALDIE DOS SANTOS
ESCOLA TECNICA ESTADUAL PROFESSORA MARIA AMELIA DE FREITAS ARAUJO | PE | Cabrobó | Estadual





No dia 18 de outubro de 2024, no auditorio da ETE Professora Maria Amélia Freitas de Araújo no município da Cabrobó/PE, o documentário "Diálogo ou Guerra" foi utilizado como ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades críticas e argumentativas dos estudantes, conforme as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Competências e Habilidades do ENEM.

De acordo com a BNCC, a aula alinhou-se às Competências Gerais, como:

  • Competência 1: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e atuar no contexto global.
  • Competência 5: Utilizar diferentes linguagens, como a audiovisual, para a argumentação e o exercício da cidadania.
  • Competência 7: Argumentar com base em fatos históricos e referências socioculturais para desenvolver uma visão crítica e respeitosa em debates sociais e políticos.

Como fortalecimento das Habilidades do ENEM, buscou-se atigir os seguinte objetivos:

  • Compreender as relações de poder, conflito e cooperação entre grupos sociais e seus impactos nas organizações políticas e econômicas.
  • Relacionar textos com seus contextos históricos e políticos, além de analisar como as práticas sociais de poder influenciam os eventos mundiais.

O filme foi escolhido para abordar temas de relevância global, como conflitos geopolíticos, diplomacia, relações de poder e as consequências dos conflitos armados, desenvolvendo a capacidade dos alunos de relacionar temas contemporâneos com eventos históricos. O objetivo central foi preparar os estudantes para compreender e articular argumentos sobre temas de ordem internacional que podem aparecer na prova do ENEM, desenvolvendo um pensamento crítico e analítico.


  • Introdução ao Contexto Histórico (10 minutos):

    • A aula começou com uma introdução ao contexto histórico abordado no documentário: a situação política do Oriente Médio após a Guerra do Golfo, a dissolução da União Soviética e as tentativas de paz entre Israel e os países árabes. Esse momento foi usado para conectar o tema do filme com os conteúdos de geopolítica e história contemporânea.
  • Exibição do Documentário "Diálogo ou Guerra" (60 minutos):

    • Exibi o documentario chamndo a atenção dos estudantes para os trechos-chave do documentário que destacavam o papel de Yitzhak Rabin nas negociações de paz, a influência dos EUA e do Irã na região e as complexidades envolvidas na diplomacia do Oriente Médio.
  • Discussão em Grupo (15 minutos):

    • Os alunos foram divididos em grupos para discutir perguntas pré-estabelecidas sobre o documentário, como:
      • Qual foi o impacto da diplomacia americana na região?
      • Como os Acordos de Oslo tentaram estabilizar o Oriente Médio?
      • Qual é a importância da diplomacia em um contexto de conflitos prolongados?
  • Produção Textual com Foco no ENEM (30 minutos):

    • A principal atividade foi a elaboração de uma redação com base no tema proposto: "A importância da diplomacia na construção da paz em regiões de conflito". Após um brainstorming e orientação sobre a estrutura dissertativa-argumentativa, os alunos escreveram suas redações, aplicando repertório sociocultural e histórico desenvolvido durante a aula.
  • Correção e Reflexão (15 minutos):

    • Após a produção textual, os alunos compartilharam suas redações em pequenos grupos, discutindo os pontos fortes e sugerindo melhorias. Eu finalizei a aula reforçando as competências avaliadas no ENEM, como a coerência argumentativa, o uso de repertório e a capacidade de formular uma proposta de intervenção.

O uso do documentário "Diálogo ou Guerra" foi altamente eficaz para envolver os alunos em uma discussão profunda sobre os conflitos no Oriente Médio e sua relação com a política internacional contemporânea. A experiência trouxe resultados positivos em várias áreas:

  • Engajamento: A linguagem visual do documentário facilitou a compreensão de um tema complexo e engajou os alunos, que participaram ativamente das discussões em grupo. O filme ajudou a ilustrar contextos históricos e geopolíticos de forma mais acessível, ampliando o interesse pelo tema.

  • Desenvolvimento Argumentativo: Durante a produção das redações, os alunos mostraram grande capacidade de conectar o conteúdo do documentário com questões amplas, como a importância da diplomacia. Eles foram capazes de construir argumentos bem estruturados, utilizando exemplos históricos e geopolíticos, como o papel dos EUA na mediação do conflito e a relevância dos Acordos de Oslo.

  • Desafios e Soluções: Alguns alunos encontraram dificuldades em lidar com a complexidade do conflito no Oriente Médio e sua influência global. No entanto, essas dificuldades foram superadas com a discussão em grupo e o trabalho colaborativo, onde os alunos compartilharam suas interpretações e aprenderam uns com os outros.

  • Desenvolvimento de Competências do ENEM: A atividade ajudou a desenvolver habilidades diretamente relacionadas ao ENEM, como a argumentação coerente, o uso de repertório sociocultural diversificado e a criação de uma proposta de intervenção para problemas reais. O uso de um tema atual e relevante permitiu que os alunos refletissem criticamente sobre a aplicação da diplomacia em contextos de conflito e buscassem soluções viáveis.

No geral, o documentário proporcionou uma excelente base para discussão e redação, levando os alunos a explorarem o tema com profundidade e de forma crítica, alinhado às competências da BNCC e às exigências do ENEM.