Plano de Aula

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ALTERNATIVAS PARA O FUTURO

Revolução dos Baldinhos | Documentário | De Leticia Marques | 2019 | 26 min | SC
26/02/2025
Ensino Médio
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Geografia, Biologia, Sociologia
Katia Montinelle
Acesse a ficha do filme



Nos últimos anos, os documentários têm desempenhado um papel fundamental na conscientização sobre a crise ambiental e na busca por soluções para um futuro mais sustentável. As obras desta coleção destacam a importância da preservação da biodiversidade e das práticas sustentáveis para rompermos com o modelo de exploração ambiental predatório, apresentando diferentes soluções para uma melhor relação com o meio ambiente. Os documentários apresentam alternativas inovadoras para uma sociedade mais equilibrada, abordando temas como energias renováveis, agricultura regenerativa e economia circular e não apenas informam, mas também inspiram mudanças, incentivando indivíduos e governos a adotarem práticas mais responsáveis para garantir um futuro próspero e sustentável para as próximas gerações.


 



EF07CI08 - Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
EF08CI16 - Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
EF09CI13 - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
EM13CNT101 - Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
EM13CNT104 - Avaliar os benefícios e os riscos à saúde e ao ambiente, considerando a composição, a toxicidade e a reatividade de diferentes materiais e produtos, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para seus usos e descartes responsáveis.
EM13CNT105 - Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
EM13CNT203 - Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
EM13CNT206 - Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
EM13CNT207 - Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
EM13CHS301 - Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
EM13CHS302 - Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais - entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais -, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
EM13CHS303 - Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
EM13CHS306 - Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

Objetivo Geral: 




  • Promover a formação de cidadãos críticos e reflexivos sobre as dinâmicas ambientais, sociais e culturais que podem promover cidadania, sustentabilidade, saúde e equilíbrio ambiental. 



Objetivos específicos: 




  • Conhecer a dinâmica da compostagem, sua relação com a redução dos resíduos sólidos e com a promoção de saúde comunitária; 




  • Refletir sobre a relação entre saúde, alimentação e meio ambiente; 




  • Praticar a reflexão crítica sobre o descarte de lixo orgânico e estimular projetos comunitários de hortas comunitárias e sua promoção da cidadania.



AULA 01 (50 minutos) 




  1. Dinâmica inicial (10 minutos) 




  • Pergunta norteadora: Para onde vai o nosso lixo?

  • Reflexão sobre hábitos de descarte e impacto ambiental do lixo orgânico.

  • Introdução ao conceito de compostagem e sua importância na redução de resíduos.



 




  1. Exibição do filme (26 minutos) 




  • Atividade durante o filme 



Solicite que os alunos anotem: 




  1. Diferença entre os diferentes tipos de resíduos sólidos; 




  1. Relações entre o processo de compostagem e de cultivo de hortas urbanas; 




  1. Propostas de solução discutidas no filme.



 



3. Discussão e Reflexão (10 min)




  • Debate em grupo sobre os impactos do lixo e a importância da compostagem.

  • Perguntas para guiar a conversa:

    • O que mais chamou atenção no documentário?

    • Como podemos aplicar a compostagem em casa ou na escola?

    • Quais desafios existem para a implementação da compostagem urbana?

    • Quais materiais podem ser colocados em uma composteira? Por quê?





AULA 02 (50 minutos) 




  1. Atividade Prática (50 min) 




  • Construir um método simples de compostagem (com baldes, caixas de madeira ou minhocário).

  • Caso não seja possível trazer material físico, apresentar vídeos ou imagens explicando diferentes técnicas.



2. Conclusão e Tarefa para Casa:




  • Resumo dos principais aprendizados.

  • Desafio: Cada aluno deve pesquisar sobre iniciativas de compostagem em sua cidade e trazer ideias para implementar na escola ou comunidade.




  • Participação no debate e anotações do documentário.

  • Criatividade e engajamento na atividade prática.

  • Pesquisa sobre iniciativas sustentáveis locais.



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