Caro professor,
“Ilustrando História”, de direção de Cristiano Chaui, é uma série de animação voltada para o público infantil e juvenil que conta sobre a vida e a obra de personagens históricos, utilizando de uma narrativa ilustrada, música e narração em off.
Neste plano de aula, preparamos propostas de utilização do episódio Mozart, que conta a história da vida do compositor. Ao utilizar de recursos sonoros e visuais, o episódio pode ser trabalhado em todo o Ensino Fundamental, inclusive na Educação de Jovens e Adultos, compreendendo Linguagens, Matemática e Ciências Humanas.
O episódio auxilia a desenvolver práticas de aprendizagem no campo da Linguagem, com os temas:
- Introdução à música clássica e às artes em geral;
- Diferentes estilos de música, instrumentos musicais;
- O papel da música na sociedade e na cultura;
- Análise e interpretação da mídia visual e sonora;
- Compreensão de como a animação, a música e o enredo trabalham juntos para contar uma história;
No campo da Matemática:
- Contar a idade de Mozart, a quantidade de sinfonias e óperas, fazer cálculos com datas;
- Cronometragem, tempo e ritmo das músicas.
No campo das Ciências Humanas:
- História da Música e Cultura;
- Identificação geográfica dos lugares por onde Mozart passou;
- Relação entre arte e mecenato;
- Iluminismo;
- História Cultural e Social da Europa do século XVIII.
Para complementar a elaboração dos projetos didáticos, selecionamos algumas referências:
BORGES, Adilson de Souza. RICHIT, Adriana. Desenvolvimento de saberes docentes para o ensino de música nos anos iniciais. Cadernos de Pesquisa. 50 (176) • Apr-Jun 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/mk7JNcLky9GSvWS6SWkSwKp# Acesso em: 01 Ago. 2023.
KLUTH, Verilda Speridião; SAVANACHI, Cristiane Silva; CARDEIRA, Francisco Aparecido (2015). Matemática e música em sintonia: uma proposta educacional. Educação Matemática Em Revista, 20(44), pp. 14-20 . Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/25933/ Acesso em: 01 Ago. 2023.
MAIA PORTO, Susana. A estética contemporânea e a Educação Musical da criança. Uma Investigação-Acção sobre a Actualidade da Música Erudita em Contextos Artístico-Pedagógicos. Porto Alegre: Instituto Politécnico de Porto Alegre, 2014. Tese (doutorado). Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/8627 Acesso em: 01 Ago. 2023.
NUNES, Ana Luiza Ruschel. História da arte e desenvolvimento do pensamento estético da criança: uma aprendizagem significativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa , v. 05, n. 01, p. 57-68, jun. 2010 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092010000100006&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 01 Ago. 2023.
PENNA, M.. Apre(e)ndendo músicas: na vida e nas escolas. REVISTA DA ABEM, 11, may. 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaABEM/index.php/revistaabem/article/view/402 . Acesso em: 01 Ago. 2023.
RUTZ, M. J. AZEVEDO, C. T. de. (2020). Viagem pela história da arte: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2). Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8990 Acesso em: 01 Ago. 2023.
SANTOS, Rodovlas Fabiano dos. Matemática e música: uma abordagem para explorar conceitos musicais para ensinar matemática no ensino médio e fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1503 Acesso em: 01 Ago. 2023.
ZANIN, V. P. M. (2005). Arte e educação: um encontro possível. Colloquium Humanarum, 2(1), 57–66. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/195 Acesso em: 01 Ago. 2023.
Sugerimos que uma questão central seja proposta pelos educadores após a exibição do episódio e, a partir dela, sejam estabelecidas as atividades de aprofundamento das temáticas. Outra sugestão é a de propor uma atividade introdutória antes mesmo da exibição do documentário, com o objetivo de preparar o olhar dos educandos para a análise, partindo da questão-problema central. Em seguida, dar continuidade às atividades a partir das questões trazidas pelos educandos.
Propomos aqui algumas atividades que podem ser aplicadas e adaptadas de acordo com a realidade de sua escola/ comunidade:
- Em matemática, cálculos sobre a idade de Mozart, a quantidade de sinfonias e óperas em relação a outros compositores;
- Em geografia e história, questionar os alunos: onde fica a Áustria no mapa? Em qual continente? Em qual século Mozart viveu?
- Em artes, questionar os alunos: o que significa aquele símbolo no final? A partir daí, propor uma atividade com ilustrações de atividades/ profissões dentro de símbolos que as representem;
- Em artes, convidar os alunos a tocar/ dançar trechos de músicas de Mozart;
- Em artes no ensino de jovens e adultos, perguntar se algum aluno toca algum instrumento e convidar a trazê-lo para sala de aula, juntar em grupo alunos para montar um pequeno concerto.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
Língua Portuguesa:
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
Arte:
(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o
repertório imagético.
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos
de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de
composição/criação, execução e apreciação musical.
(EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
(EF15AR16) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não
convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em
diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de
simbolizar e o repertório imagético.
(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
(EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.
(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais,
instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.
(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR20) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
(EF69AR21) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
(EF69AR22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.
(EF69AR23) Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Matemática:
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF05MA09) Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Geografia:
(EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
História:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.