Caro professor, neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Sintropia na Floresta”, que faz parte da série “Juntos”. Esse episódio, dirigido por Leticia Marques, segue a linha de emergir o espectador no mundo de possibilidades da agroecologia. Ao acompanhar a rotina e o trabalho do Sítio Epicentro Dalva, somos apresentados a uma das vertentes da agroecologia: a agricultura sintrópica.
Essa forma de pensar o papel do ser humano como um catalizador da regeneração do solo e retomada de ações sustentáveis levanta discussões sobre novas possibilidades de contato com a natureza e soluções para desafios ambientais da sociedade contemporânea. Apresentar seus estudantes à agricultura sintrópica é uma ótima ferramenta para falar sobre o que está sendo feito hoje, no Brasil e no Mundo, para minimizar o impacto das atividades humanas no planeta. Com o auxílio desse material, você pode trabalhar o tema com estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em disciplinas da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (principalmente a Biologia ou Ciências) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (principalmente Geografia e Sociologia).
Em Biologia/Ciências, o documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- Mudanças climáticas e desmatamento;
- Importância da preservação do solo;
- Sucessão ecológica;
- Nutrientes do solo;
- Papeis ecológicos e cadeias alimentares;
- Permacultura, agroecologia e agricultura sintrópica.
Em Geografia:
- Mudanças climáticas;
- Agricultura e agronegócio x agroecologia;
- Biomas;
- Permacultura, agroecologia e agricultura sintrópica.
Em Sociologia:
- Desafios da agroecologia frente ao poder do agronegócio;
- Modelos de sociedade de baixo impacto ambiental (ecovilas, aldeias, etc);
- Incentivos políticos a novas soluções ambientais;
- Visões sobre o desenvolvimento sustentável;
- Responsabilidade da sociedade civil na preservação dos recursos naturais.
Para trabalhar esse tema, sugerimos que você, se possível, trabalhe de maneira prática com seus estudantes. Existem locais com propostas semelhantes (ONGs, ecovilas, parques) perto da escola que você trabalha? Se sim, cogite levar seus estudantes para uma visita nesses locais ou até mesmo buscar um contato dos estudantes com a agroecologia na própria escola ao utilizar espaços para construir pequenos canteiros que tenham a prática de sintropia como um norte. Também é possível chamar especialistas que estão trabalhando com essa técnica, como a própria Karen, para uma conversa, mesmo que de forma remota, com os estudantes. Pedir para eles bolarem perguntas e sistematizarem dúvidas para serem tiradas no encontro pode ser bem interessante.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
Nas Áreas da Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
No Ensino Fundamental II
Ciências
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
No Ensino Médio
1- Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
(EM13CNT105) Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida.
2- Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
(EM13CNT203) Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
(EM13CNT206) Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.
Na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
No Ensino Fundamental II
Geografia
(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
(EF06GE13) Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).
No Ensino Médio
1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
3- Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
(EM13CHS301) Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
(EM13CHS302) Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
(EM13CHS305) Analisar e discutir o papel e as competências legais dos organismos nacionais e internacionais de regulação, controle e fiscalização ambiental e dos acordos internacionais para a promoção e a garantia de práticas ambientais sustentáveis.
(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).