Prezado (a) professor (a), o documentário “Economia Sustentável” procura retratar de forma positiva a utilização de um sistema de microcrédito no qual os usuários entrevistados conseguiram não apenas conquistar uma independência financeira como também realizar alguns de seus sonhos. Assim, este documentário possui uma importância ímpar em relação ao contexto escolar, uma vez que a educação financeira das crianças e jovens na escola é trabalhada de forma precária, podendo-se assim utilizar deste para inserir ou aprofundar conceitos do gênero.
O documentário acompanha principalmente os casos de Eliel Damasceno, músico e diretor de uma escola de música, e o senhor Paulinho da Silva, que trabalha como padeiro em sua própria padaria. Ambos os casos possuem como alicerce do sonho de suas profissões autônomas a utilização do microcrédito oferecido pelo Banco do Povo. Além disso, temos alguns comentários de trabalhadores deste programa do governo de São Paulo e do Executivo Marcos Wolf, explicando alguns pontos favoráveis de se trabalhar com estes pequenos empréstimos que acabam fazendo uma grande diferença na vida de muitas pessoas.
Assim, esta é uma obra voltada sobretudo para a área de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e para as áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio. A seguir, encontram-se alguns apontamentos de como o (a) professor (a) pode utilizar deste documentário como ferramenta pedagógica em sala de aula.
Para os Anos Finais do Ensino Fundamental, seria interessante debater com os alunos as mudanças sociais e principalmente econômicas que a sociedade tem passado nos últimos anos, sobretudo aqueles relacionados ao fator empreendedorismo e como é necessário ter um fundo significativo antes de iniciar propriamente qualquer negócio, mesmo aqueles mais simples e que não necessitam de muito aparato tecnológico. Contornando este problema, entram as políticas públicas e por exemplo, os projetos de microcrédito, que auxiliam na concretização destes negócios autônomos. Trazer situações e histórias para esses alunos e questionar a maneira que eles utilizariam para resolver estes problemas, pode auxiliar na construção de um pensamento crítico e reflexivo, além de ser uma oportunidade de ensiná-los mais sobre a vida “adulta”.
Para o Ensino Médio, é aconselhável uma abordagem mais investigativa e com foco na análise de dados. Neste caso, algumas possíveis vertentes seriam a análise e posteriormente criação de planilhas de quanto a família de cada um ganha e o gasto mensal médio deles. Para isso, seria necessário que o professor tivesse bastante cautela em aplicar essa dinâmica em sala de aula, impedindo a qualquer custo um possível constrangimento por parte dos alunos, mas sabendo que esta dinâmica é crucial para que eles saibam a importância do dinheiro e saibam de algumas situações não fixas que podem ocorrer na vida, tornando-se necessário um fundo em caso de emergências. Além disso, catalogar diversos setores empregatícios e quanto é o ganho mensal de cada setor em diferentes cidades e estados, pode mostrar aos estudantes que por vezes, se quisermos ter um retorno financeiro adequado em determinado ofício requer uma mudança de ambiente. Por fim, conhecer os auxílios públicos e privados e processos de financiamento são bastante relevantes para uma consciência financeira.
Já uma sugestão de como utilizar o documentário no contexto escolar é relacionada a criação de uma família fictícia por parte dos alunos, para que estes desenvolvam uma análise da renda e gastos dessa família. Para isso, seria necessário dividir a turma em grupos, onde cada grupo representaria um componente familiar. A quantidade de pessoas, suas idades, seus gêneros e demais características seriam definidas pelo grupo. Além disso, o grupo seria responsável por uma grande tarefa: decidir se os membros desta família trabalhariam de forma autônoma ou seriam empregados. Neste aspecto, de forma a deixar a dinâmica crível, eles deveriam fazer pesquisas sobre qual o trabalho os membros da família deveriam exercer e quanto ganham, e no caso de serem autônomos, em quanto tempo eles teriam retorno financeiro de um possível investimento inicial. Esta dinâmica poderia ser realizada em diversas aulas, deixando a imaginação e a pesquisa dos alunos encaminharem eles a diversas conclusões sobre as dificuldades da vida financeira e seus pormenores.
Classificação BNCC
Ensino Fundamental Anos Finais
Ciências
Competências:
2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
4. Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
Habilidades:
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
Ensino Médio
Matemática e suas Tecnologias
Competências:
2. Propor ou participar de ações para investigar desafios do mundo contemporâneo e tomar decisões éticas e socialmente responsáveis, com base na análise de problemas sociais, como os voltados a situações de saúde, sustentabilidade, das implicações da tecnologia no mundo do trabalho, entre outros, mobilizando e articulando conceitos, procedimentos e linguagens próprios da Matemática.
Habilidades:
(EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa amostral sobre questões relevantes, usando dados coletados diretamente ou em diferentes fontes, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das medidas de dispersão (amplitude e desvio padrão), utilizando ou não recursos tecnológicos.
(EM13MAT203) Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões.
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Competências:
4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
Habilidades:
(EM13CHS402) Analisar e comparar indicadores de emprego, trabalho e renda em diferentes espaços, escalas e tempos, associando-os a processos de estratificação e desigualdade socioeconômica.
(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
(EM13CHS404) Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais.