Plano de Aula

GALILEO, O MENSAGEIRO DAS ESTRELAS

Galileo, o Mensageiro das Estrelas | Documentário | De Philippe Tourancheau | 2006 | 52 min | RJ
12/07/2022
Ensino Médio
Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Geografia, História, Física, Filosofia, Sociologia
Malu Alves
Acesse a ficha do filme



Prezado (a) professor (a), o documentário “Galileo, o Mensageiro das Estrelas”, apresenta uma narração profunda e imersiva na vida do matemático, físico e astrônomo Galileu Galilei, explorando suas conquistas e desafios em uma abordagem cronológica recheada de contextualização histórica. Iniciando no falecimento do cientista Nicolau Copérnico e terminando com a morte do próprio Galileu, somos convidados a conhecer o caminho tortuoso que estudiosos da época seguiam para ter suas teorias reconhecidas e validadas.


Iniciando com uma introdução da Teoria Heliocêntrica, o filme ressalta a inovação e o perigo de expor pensamentos contrários aos dogmas da época, em que a Igreja Católica buscava determinar quais estudos científicos estavam corretos e poderiam ser ensinados. Como exemplo disso, é apresentado o julgamento do filósofo Giordano Bruno, acusado e condenado por defender teorias consideradas heréticas como a existência dos átomos, a natureza infinita do céu e a multiplicidade de deuses.


A partir disso, a obra se dedica a descrever a trajetória de Galileu a partir dos 39 anos, quando já é um professor universitário reconhecido por seu conhecimento. Neste ponto, é possível perceber uma das características mais interessantes do documentário: a recriação das experiências do cientista. Com uma narração em português ao fundo e eventuais explicações de especialistas, é possível observar as descobertas científicas de maneira concreta, o que auxilia na compreensão do telespectador. Isso acontece na determinação da velocidade de bolas em queda vertical e de uma esfera sobre um plano inclinado, na observação da superfície da Lua e no debate sobre as propriedades do gelo. 


Relembrando as características dos processos da Reforma Protestante e da Contrarreforma — cenário político e religioso vigente na Itália neste período —, a obra apresenta a maneira como, pouco a pouco, a partir de suas publicações contra as concepções de Aristóteles e alinhadas às ideias de Copérnico, Galileu Galilei se torna um alvo da Inquisição e é forçado a se retratar.


Conhecido como o pai da ciência moderna, o legado de Galileu é um marco histórico. Considerando o caráter robusto de suas teorias, aconselhamos que a obra seja exibida para o Ensino Médio e preferencialmente trabalhada nas disciplinas de Matemática, Física, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, se possível de forma interdisciplinar.


Uma sugestão de aplicação em sala de aula é selecionar um dos experimentos de Galileu e realizar com os alunos antes de transmitir o documentário. O objetivo com essa abordagem é que os estudantes elaborem suas conjecturas quanto aos resultados da experiência e confirmem ou refutem suas conclusões ao assistir à obra. Desta maneira poderão vivenciar de fato o processo de construção de uma teoria científica. 


Também é possível conduzir os estudantes a elaborar as expressões matemáticas que descrevem alguns fenômenos observados no documentário, como o movimento da queda vertical das esferas ou o estudo do plano inclinado. Caso as fórmulas já sejam conhecidas, as experiências expostas no filme podem ser um artifício para solidificar a aprendizagem e apresentar o estudo científico sob uma ótica diferente.


Aliado a isso, cabe o debate de que a ciência é algo passível de mudança, ou seja, conforme novas teorias e técnicas forem desenvolvidas, o conhecimento se expande e se altera para acompanhar tais descobertas. No entanto, é importante ressaltar aos alunos que o desenvolvimento científico deve se basear em argumentações lógicas e evidências bem fundamentadas e não em opiniões individuais.


Outra possibilidade é utilizar a obra para conhecer o contexto histórico, debatendo a influência da Igreja Católica no avanço científico da época, com destaque para os impactos da Contrarreforma.


Classificação BNCC


Ensino Médio


Matemática


Competências: 


1.Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral.


3.Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente.


Habilidades:


(EM13MAT101) Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.


(EM13MAT103) Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos. 


(EM13MAT302) Construir modelos empregando as funções polinomiais de 1º ou 2º graus, para resolver problemas em contextos diversos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.


Ciências da Natureza


Competências: 


2.Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.


3.Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).


Habilidades:


(EM13CNT201) Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.


(EM13CNT204) Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).


(EM13CNT205) Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências.


(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.


(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


Competências: 


1.Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


5.Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


Habilidades:


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.


(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).


(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.



EM13MAT103 - Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos.
EM13MAT302 - Construir modelos empregando as funções polinomiais de 1º ou 2º graus, para resolver problemas em contextos diversos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
EM13CNT201 - Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
EM13CNT204 - Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
EM13CNT205 - Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências.
EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
EM13CNT303 - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.




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