Caro professor, neste plano de aula, preparamos propostas para a utilização do episódio “Economia sustentável”, que é dirigido por Sergio Roizenblit, Ana Roxo e Humberto Bassanelli Jr., e faz parte da série “Brasil 2050”. O assunto central do filme é o microcrédito: empréstimo de pequenas quantias de dinheiro para empreendedores de baixa renda.
Durante o episódio, vamos para além de admirar a boa ideia, já que somos apresentados a exemplos de empreendedores que puderam mudar de vida ou atingir seus objetivos através dessa iniciativa. Além de uma alternativa econômica, o microcrédito também atua incluindo socialmente as pessoas que precisam desse recurso, uma vez que gera alternativas para que pequenos empreendedores encontrem ou expandam seu negócio, sua principal fonte de renda.
É possível trabalhar com estudantes do Ensino Médio dentro da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas como um tema extremamente interdisciplinar, já que “Empreendedorismo” é previsto na BNCC para ser tratado de maneira geral e integrada no Ensino Médio.
O documentário pode ser trabalhado para auxiliar a compreender e promover debates sobre:
- Empreendedorismo;
- Crédito financeiro;
- Microempreendedor individual (MEI);
- Microempresa (ME);
- Educação financeira;
- Juros;
O filme pode ser um precursor de discussões sobre diversos aspectos sociais e econômicos da realidade brasileira. Em Sociologia ou História podem ser discutidas as razões que levam a uma marginalização econômica de algumas pessoas, principalmente as negras e pobres. Em Geografia, alguns dados que ilustrem as desigualdades econômicas podem ser trabalhados. E, como último exemplo, a disciplina de Matemática tem um papel importantíssimo em discussões que levem os estudantes a entenderem a educação financeira.
Abordar conceitos de juros simples, compostos, capital, lucro líquido e lucro bruto, por exemplo, ajuda a dar autonomia aos estudantes para que eles possam tomar decisões profissionais e econômicas sobre seu futuro de forma consciente e planejada.
Na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as competências e habilidades que podem ser favorecidas são:
No Ensino Médio
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:
5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
De acordo com os parâmetros gerais da BNCC para o Ensino Médio, a escola também deve:
- proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam o empreendedorismo (criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, colaboração, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outros), entendido como competência essencial ao desenvolvimento pessoal, à cidadania ativa, à inclusão social e à empregabilidade; e
- prever o suporte aos jovens para que reconheçam suas potencialidades e vocações, identifiquem perspectivas e possibilidades, construam aspirações e metas de formação e inserção profissional presentes e/ou futuras, e desenvolvam uma postura empreendedora, ética e responsável para transitar no mundo do trabalho e na sociedade em geral.