Plano de Aula

MICHAEL FARADAY

Michael Faraday | Animação | De Cristiano Chauiiana de Oliveira,Pedro Ivo Lopes Bodanese Schwind | 2015 | 3 min | SP
02/05/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
História, Ciências da Natureza, Química, Física
Mylene Oliveira
Acesse a ficha do filme



O vídeo Michael Faraday faz parte da série “Ilustrando História” e pode ser trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com alicerce na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


O episódio aborda a vida e os feitos de Michael Faraday, um importante químico e físico inglês. Ele desenvolveu estudos relevantes para o mundo acerca da energia elétrica e do magnetismo. O cientista também criou aparelhos como o dínamo, transformou gases em líquidos e fez outros experimentos e descobertas.


Um dos conceitos desenvolvidos pelo cientista Michael Faraday é o de blindagem eletrostática. O que acha de fazer um experimento com os estudantes para entender melhor essa ideia?


Para isso, é preciso utilizar: peneira de metal, peneira de plástico, isopor, meia-calça, cano de PVC e papel picado.


Espalhe o papel picado em cima da placa de isopor, esfregue o cano de PVC na meia-calça e aproxime-o dos pedaços de papel.


Posteriormente, coloque os pedaços de papel embaixo da peneira de plástico e repita o processo. Faça o mesmo com a peneira de metal.


Os estudantes devem anotar os resultados obtidos em cada etapa.


A partir do vídeo, também é possível discutir sobre a importância da ciência e da experimentação para a sociedade e a relevância de estudar esse e outros cientistas. Nesse sentido, essa produção audiovisual pode ser assistida pela turma ou de forma individual. De qualquer modo, cabe a você, professor(a), proporcionar uma reflexão coletiva, além de outras atividades que abordem os assuntos discutidos, como debates, leituras complementares e pesquisas, com o intuito de desenvolver o senso crítico dos educandos, estimular a autonomia e incentivar a busca pelo conhecimento.


Por fim, confira a classificação das habilidades por competência a partir das áreas definidas pela BNCC.


ENSINO FUNDAMENTAL


Ciências da Natureza


3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.


(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).


(EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).


(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.


(EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.


ENSINO MÉDIO


Ciências da Natureza e suas Tecnologias


3. Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).


(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.



EF09CI01 - Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica.
EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

Michael Faraday - Questionário

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)