Estas diferentes atividades apresentadas possibilitam ao mesmo tempo uma melhor compreensão de conceitos básicos da Física, da Astronomia e da construção do conhecimento cientifico, bem como possibilitam uma interdisciplinaridade e o desenvolvimento de capacidade artística dos envolvidos.
EM13MAT103 - Interpretar e compreender textos científicos ou divulgados pelas mídias, que empregam unidades de medida de diferentes grandezas e as conversões possíveis entre elas, adotadas ou não pelo Sistema Internacional (SI), como as de armazenamento e velocidade de transferência de dados, ligadas aos avanços tecnológicos.
EM13MAT302 - Construir modelos empregando as funções polinomiais de 1º ou 2º graus, para resolver problemas em contextos diversos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
EM13CNT201 - Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.
EM13CNT204 - Elaborar explicações, previsões e cálculos a respeito dos movimentos de objetos na Terra, no Sistema Solar e no Universo com base na análise das interações gravitacionais, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
EM13CNT205 - Interpretar resultados e realizar previsões sobre atividades experimentais, fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas noções de probabilidade e incerteza, reconhecendo os limites explicativos das ciências.
EM13CNT301 - Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
EM13CNT303 - Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
Nas duas primeiras atividades pode-se trabalhar uma série de conceitos físicos relacionados à Ótica na construção da luneta, como: o que é a "luz", os fenômenos de aberração, acromatismo, difração, refração, bem como a explicação do olho humano e da visão. Pode-se trabalhar a Mecânica, buscando inicialmente compreender o conceito de movimento, também associado a este as leis de Kepler, dos movimentos dos planetas e em especial da Terra, bem como o estudo da queda dos corpos com relação às leis de Newton, a lei da gravitação universal, conceito de energia, etc. Da mesma forma, conceitos astronômicos podem ser trabalhados, possibilitando uma melhor compreensão das observações com a luneta.
ATIVIDADES PROPOSTAS
1. Construção de uma luneta astronômica: observação do Sol, da Lua e planetas.
2. Queda dos corpos e reprodução do plano inclinado.
3. Teatro: peça de Berthold Bretch.
4. Discussão acerca do Método Científico introduzido por Galileu.
SUGESTÕES DE LEITURAS
BASSALO, J.M.F. Crônicas da Física. Belém: Gráfica e Editora Universitária, 1987.
CANIATO, R. As Linguagens da Física. São Paulo: editora Ática, 1990. ___ O céu. Coleção na sala de aula. São Paulo: editora Ática, 1993.
GALILEU GALILEI. Duas novas ciências. São Paulo: Nova Stella Editorial, 1985. ___ Ciência e fé. São Paulo: Nova Stella Editorial, 1988.
KOYRÉ, A. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.
LUCIE, P. A gênese do método científico. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1977.
THUILLIER, P. De Arquimedes a Einstein. A face oculta da invenção científica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
RESTON J. Galileu, uma vida. São Paulo: ed. José Olympio, 1995.
RIVAL, M. Os Grandes Experimentos Científicos. São Paulo: Editora Zahar, 1997.