Plano de Aula

A REALIDADE DAS CULTURAS INDÍGENAS DO BRASIL

A Matriz Tupi | Documentário | De Isa Grinspum Ferraz | 2001 | 30 min | SP
20/02/2025
Ensino Médio
Ciências Humanas, Geografia, História, Sociologia
Pedro Henrique Souza
Acesse a ficha do filme



O estudo das culturas indígenas é essencial para a compreensão do Brasil dentro da chave da diversidade cultural e do letramento racial. Desconstruir estereótipos e entender a formação sociocultural do Brasil é de extrema importância para a formação cidadã. No contexto do ENEM, esse tema se relaciona com História, Geografia, Sociologia e Linguagens, sendo relevante para interpretação de textos historiográficos e até mesmo fontes primárias. 


 



EM13CHS104 - Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
EM13CHS203 - Comparar os significados de território, fronteiras e vazio (espacial, temporal e cultural) em diferentes sociedades, contextualizando e relativizando visões dualistas (civilização/barbárie, nomadismo/sedentarismo, esclarecimento/obscurantismo, cidade/campo, entre outras).
EM13CHS204 - Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
EM13CHS205 - Analisar a produção de diferentes territorialidades em suas dimensões culturais, econômicas, ambientais, políticas e sociais, no Brasil e no mundo contemporâneo, com destaque para as culturas juvenis.
EM13CHS502 - Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
EM13CHS504 - Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

O trabalho com a cultura dos povos indígenas brasileiros para o Ensino Médio e o ENEM tem como objetivos:   




  • Identificar e compreender a diversidade dentro da cultura tupi, evitando generalizações simplistas sobre “cultura indígena” 




  • Refletir sobre a dispersão geográfica dos tupis no Brasil e seus impactos culturais e sociais. 




  • Problematizar a narrativa do “descobrimento”, destacando a chegada do homem branco sob a perspectiva indígena. 




  • Relacionar esses conceitos com questões do ENEM, desenvolvendo leitura crítica e argumentação fundamentada. 



AULA 01 (50 minutos) – Introdução ao tema e exibição do filme 



 




  1. Dinâmica inicial (25 min): Reflexão sobre o que os alunos entendem por “índio; “cultura indígena” e “tupi. 



O próprio termo “índio” vem sendo frequentemente problematizado nas ciências humanas e, de fato, historicizar o termo pode ser um poderoso ponto de partida para se abordar o início da aula. Há frequentemente uma padronização do que se entende por “índio” e qual o seu lugar na História do Brasil: a sujeição, a colonização, a passividade, a selvageria a, por vezes, a ignorância. Esses são aspectos por vezes diretamente relacionados aos nativos da América em geral. Quando pensamos propriamente em “cultura indígena”, o próprio singular aqui já se apresenta como problema. É interessante a compreensão plural do termo, abrangendo diferentes etnias, idiomas, mitos, aspectos políticos e comportamentais. Ao pensarmos cultura indígena pela chave da heterogeneidade e compreendendo que por “tupi” estamos falando apenas de uma parcela da cultura indígena que habita o Brasil, temos uma boa possibilidade de extrair reflexões maduras da aula em questão. 



 



Projeção de imagens



 



Exibir no projetor diferentes representações dos povos indígenas:



 




  • Ilustrações de livros didáticos antigos. 




  • Fotos reais de povos indígenas contemporâneos. 




  • Imagens de indígenas em grandes cidades. 




  • Representações na cultura pop como em filmes e novelas.



 




  1. Exibição do filme (25 min): Os alunos devem assistir ao filme tomando nota sobre aspectos da sociedade tupi, a saber: 




  1. Sua dispersão geográfica pelo Brasil 




  1. Aspectos econômicos desse grupo 




  1. Aspectos da sociedade organizada por esse grupo 



 



AULA 02 (50 minutos) – Analisando trechos específicos do filme 



Exibição do trecho:  (2:51 a 5:20) 



Análise do trecho: (15 minutos) 



O filme descreve geográfica e historicamente a dispersão dos Tupis no território brasileiro a partir da sua longa jornada diaspórica até a sua sedentarização em diversos pontos do litoral. A caracterização diversa da jornada Tupi pelo território antes da chegada dos europeus, ajuda a compreendê-los de fato como nossos povos originários, já que passaram séculos reconhecendo o território. A Matriz Tupi coloca em discussão os aspectos da complexa rede cultural Tupi que seria, então, encarada a partir de 1500 com a chegada do português.   




  • Realizar uma breve pesquisa em aula sobre as etnias apresentadas no mapa do Brasil logo no início do trecho 




  • Identificar quais territórios do Brasil atual compreendem as regiões ocupadas pelos Tupis 




  • Desenvolver os conceitos de nomadismo e sedentarismo 




  • Identificar o que são sambaquis 



Exibição do trecho: (18:50 a 20:47) 



Análise do trecho: (10 minutos) 



É importante aqui discutir as caracterizações gerais que podem ser feitas sobre os nativos brasileiros e perceber seus pontos de divergência e convergência. A diversidade desses povos deve sempre ser ressaltada ao longo das explanações mas nesse trecho em específico se busca a compreensão daquilo que é minimamente homogêneo entre esses grupos. A ausência da noção de Propriedade e de Estado são pontos muito interessantes e podem ser um alvo principal da discussão. 




  • Compreender o conceito de propriedade e sua ausência nas comunidades tupis 




  • Discutir o conceito de Estado, a noção de autoridade e a ausência dessas ideias entre os tupis 



Exibição do trecho: (22:24 a 24:00) 



Análise do trecho: (10 minutos) 



O filme aborda a relação dos povos tupis com a natureza em um aspecto de beleza simbiótica que se coloca como forte herança para nós na atualidade. As técnicas de sobrevivência e convivência com a natureza e seus usos são uma importante marca. O sentido de integração amistosa com o meio ambiente e a sua busca de forma lúdica é um legado que deve se fazer importante. Não é possível afirmar, com isso, que essa terra foi “descoberta” em 1500. A Matriz Tupi se encerra com uma provocação: não é possível que um tabelião português possa dizer que descobriu esse território se tudo aqui já havia sido decodificado pelos tupis durante séculos de convivência bela e harmônica. 




  • Identificar elementos da nossa cultura que tem origem no elemento tupi 




  • Caracterizar aspectos das religiosidades indígenas e sua visão de mundo 




  • A partir da frase que encerra o filme, debater a noção de “descobrimento” e como ela falha absolutamente para compreender a chegada do europeu. 



AULA 03 (50 minutos) 




  1. Análise de questões do ENEM sobre o tema abordado 



Neste encontro os alunos deverão analisar questões do ENEM que abordam os temas discutidos no filme “A Matriz Tupi”, utilizando os conhecimentos debates nas duas aulas anteriores como subsídio para resolver as questões e também analisando suas fontes. 



A questões e os respectivos momentos do filme que se relacionam a cada uma, estão relacionadas ao fim desse plano de aula. 



 




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