Plano de Aula

CORPO EM MOVIMENTO E A DANÇA COMO EXPRESSÃO

Moto Contínuo: uma Imersão na São Paulo Companhia de Dança | Documentário | De Marco Del Fiol | 2022 | 88 min | SP
11/02/2025
Ensino Médio
Linguagens, Ciências Humanas, História, Língua Portuguesa, Arte
Katia Montinelle
Acesse a ficha do filme



O plano de aula "Corpo em Movimento e a Dança como Expressão" explora a dança como meio de comunicação, expressão artística e construção de identidade cultural. A partir do documentário "Moto Contínuo - Uma Imersão na São Paulo Companhia de Dança", os alunos irão refletir sobre o impacto da dança na sociedade, sua relação com outras formas de arte e a importância do corpo como ferramenta de expressão.


Serão abordados conceitos como resiliência, esforço coletivo, superação e comunicação não verbal, além do papel da dança na arte e na cultura. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de discutir os desafios enfrentados pelos bailarinos e experimentar diferentes formas de expressão corporal por meio de coreografias e apresentações artísticas.


As atividades envolverão exibição de trechos do documentário, debates, produção artística e reflexão crítica, permitindo uma abordagem ampla sobre a dança como linguagem artística e sua importância no desenvolvimento social e cultural.



EM13LP23 - Analisar criticamente o histórico e o discurso político de candidatos, propagandas políticas, políticas públicas, programas e propostas de governo, de forma a participar do debate político e tomar decisões conscientes e fundamentadas.

Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste



  1. Discutir temas como resiliência, esforço coletivo e superação, essenciais para o desenvolvimento dos alunos.

  2. Explorar a relação entre emoção, movimento e comunicação não verbal, entendendo a dança como forma de expressão.

  3. Analisar as linguagens artísticas e manifestações culturais, compreendendo a dança como arte e ferramenta social.

  4. Refletir sobre o impacto da arte na sociedade e os desafios enfrentados pelas companhias de dança.

  5. Estimular a criatividade e a consciência corporal por meio da produção artística e performática.



Competências abordadas:




  • Competência Geral 4: Compreender e usar diferentes linguagens – verbal, visual, corporal, artística e digital – de forma crítica e significativa.

  • Competência Geral 5: Valorizar as manifestações culturais e artísticas, reconhecendo sua importância na identidade social.

  • Competência Geral 8: Desenvolver empatia e respeito às diferentes formas de expressão artística.

  • Competência Geral 9: Argumentar de forma coerente em debates e discussões sobre arte e cultura.



Primeira Aula: A Dança como Linguagem



1. Problematização (10 min):




  • Disponibilizar o link do documentário para visualização prévia:

    Moto Contínuo - Uma Imersão na São Paulo Companhia de Dança

  • Perguntas iniciais para discussão:

    • O que a dança representa para você?

    • Você acha que a dança é uma forma de comunicação? O que ela pode transmitir?

    • Quais estilos de dança você conhece?

    • Como diferentes culturas expressam suas identidades por meio da dança?

    • A dança pode ser um meio de resistência e protesto?





2. Exibição do filme (20 min):




  • Trechos selecionados do documentário:

    • 04:00 a 8:40

    • 35:53 a 39:30

    • 40:50 a 43:15

    • 51:00 a 55:00

    • 59:50 a 1:03:30

    • 1:21:45 a 1:22:45





3. Reflexão Crítica e Debate (15 min):




  • Discussão sobre temas do filme:

    • Por que algumas danças são vistas como arte e outras apenas como lazer?

    • Como a dança pode ser um meio de empoderamento e resistência?

    • A dança influencia a saúde mental e emocional?

    • Como a diversidade cultural se reflete nas danças ao redor do mundo?

    • Quais elementos do documentário mais chamaram sua atenção?





4. Organização para Produção Artística (5 min):




  • Divisão dos alunos em seis grupos para criar coreografias e performances ou elaborar painéis temáticos sobre:


    • A evolução da dança.

    • A relação entre dança, música e teatro.

    • O impacto da dança na identidade cultural e transformação social.

       





Segunda Aula: A Dança como Expressão e Diversidade



1. Apresentação das Performances e Painéis (30 min):




  • Cada grupo apresentará uma coreografia de até 5 minutos ou um painel temático sobre a dança e suas influências culturais.

  • As apresentações poderão ser inspiradas nas coreografias do filme ou em estilos diversos, como balé, hip-hop, dança contemporânea e danças folclóricas.



2. Reflexão Final (20 min):




  • Discussão sobre o processo criativo:

    • O que foi mais desafiador na construção da coreografia ou do painel?

    • Como a atividade mudou sua percepção sobre a dança?

    • Como a dança pode ser usada para expressar emoções e mensagens sociais?



  • Os alunos poderão produzir textos reflexivos sobre suas experiências e impressões sobre a atividade para a disciplina de Língua Portuguesa.



A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em debates e produções criativas:

? Engajamento no debate sobre a dança como linguagem artística.

? Análise crítica das questões culturais e sociais abordadas no documentário.

? Criatividade e expressão corporal nas apresentações de dança.

? Qualidade da organização e argumentação nos painéis temáticos.

? Reflexão escrita sobre a experiência da atividade e os aprendizados adquiridos.



Os alunos também poderão refletir sobre:




  • Como a dança pode expressar emoções e ideias?

  • Como a experiência de criar uma coreografia ou painel influenciou sua percepção sobre a dança?

  • Como a dança pode ser usada para promover diversidade, inclusão e transformação social?



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)