Plano de Aula

ARNALDO ANTUNES EM MÚSICA E POESIA

Com a Palavra, Arnaldo Antunes | Documentário | De Marcelo Machado | 2018 | 80 min | SP
05/02/2025
Ensino Médio
Linguagens, Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Arte
Katia Montinelle
Acesse a ficha do filme



O plano de aula "Arnaldo Antunes em Música e Poesia" busca explorar a interseção entre música e poesia, analisando o trabalho do artista Arnaldo Antunes. Através do documentário "Com a Palavra Arnaldo Antunes", os alunos terão contato com sua abordagem experimental, que combina oralidade, ritmo, performance e elementos gráficos.


A atividade permitirá que os alunos reflitam sobre como a linguagem pode ser utilizada de maneira inovadora, incentivando a experimentação e a produção criativa. A aula será dividida em dois momentos: uma introdução teórica e análise do documentário na primeira aula, seguida por uma oficina criativa na segunda.


Os principais temas abordados incluem linguagem poética e música, experimentalismo poético e expressão artística, promovendo uma compreensão mais ampla sobre a relação entre som, imagem e palavra na construção de significados.



EM13LP26 - Relacionar textos e documentos legais e normativos de âmbito universal, nacional, local ou escolar que envolvam a definição de direitos e deveres - em especial, os voltados a adolescentes e jovens - aos seus contextos de produção, identificando ou inferindo possíveis motivações e finalidades, como forma de ampliar a compreensão desses direitos e deveres.
EM13LP40 - Analisar o fenômeno da pós-verdade - discutindo as condições e os mecanismos de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno e da prevalência de crenças e opiniões sobre fatos -, de forma a adotar atitude crítica em relação ao fenômeno e desenvolver uma postura flexível que permita rever crenças e opiniões quando fatos apurados as contradisserem.
EM13LP41 - Analisar os processos humanos e automáticos de curadoria que operam nas redes sociais e outros domínios da internet, comparando os feeds de diferentes páginas de redes sociais e discutindo os efeitos desses modelos de curadoria, de forma a ampliar as possibilidades de trato com o diferente e minimizar o efeito bolha e a manipulação de terceiros.

Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste



  • Explorar como Arnaldo Antunes utiliza a música e a poesia para criar novas formas de expressão artística.

  • Analisar os recursos estilísticos e experimentais presentes nos poemas e canções de Arnaldo Antunes.

  • Discutir o papel da oralidade e da performance na construção do significado poético e artístico.

  • Promover a criação de poemas ou letras de música, incentivando os alunos a se inspirarem nas técnicas e temas abordados pelo artista.



     

  • Competência Geral 4: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de maneira crítica, significativa, reflexiva e ética, para a produção de poesias e performances poéticas.

  • Competência Geral 7: argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para desenvolver um pensamento crítico sobre a relação entre poesia, música e performance.

  • Competência Específica 1 de Linguagens: valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais, explorando o potencial expressivo da linguagem poética em múltiplas formas de arte.

  • Competência Específica 5 de Linguagens: produzir textos poéticos em diferentes gêneros e modalidades, compreendendo a palavra como elemento artístico capaz de provocar emoções e reflexões.

  • Competência Específica 1 de Artes: desenvolver a percepção estética e a sensibilidade artística por meio da apreciação e da criação



Primeira Aula: Introdução à Poesia de Arnaldo Antunes



1. Problematização ( 10 minutos)



O link do filme poderá ser disponibilizado na aula anterior, para que os alunos assistam em casa.



https://drive.google.com/file/d/1QBNSa9JPyeFml8tROW72lMUTYxT94bdL/view?usp=sharing



Começar a aula promovendo uma conversa coletiva com os alunos, abordando a conexão entre poesia e música. Iniciar perguntando:




  • "O que distingue uma música de um poema para vocês?"

  • "Vocês conseguem lembrar de algum artista que mistura poesia e música em suas obras?"



A partir das respostas, apresentar o artista Arnaldo Antunes, destacando sua carreira como poeta, músico e integrante da banda Titãs, além de seu trabalho solo como um dos principais nomes da música e literatura brasileira contemporânea. 



2. Exibição do filme ( 20 minutos)




  • Assistir a trechos selecionados do documentário "Com a palavra Arnaldo Antunes", focando nas falas em que ele explica sua visão sobre poesia, palavra e criação artística.

  • Na medida em que os trechos acima forem sendo exibidos, argumentar sobre a relação entre poesia, música e performance desenvolvida por Arnaldo Antunes.

  • Destacar como o artista se expressa através de  diversas manifestações artísticas, explorando a linguagem poética em múltiplas formas de arte.

  • Analisar como Arnaldo Antunes se utiliza da palavra para performar, para compor música e para criar diversas formas de expressão artística e significados poéticos.

  • Primeira minutagem - 3:35 a 4:39 

  • Segunda minutagem - 6:59 a 12:14

  • Terceira minutagem  - 14:50 a 17:00

  • Quarta minutagem - 18:30 a 21:06 

  • Quinta minutagem - 20:00 a 22:15

  • Sexta minutagem - 27:23 a 29:13

  • Sétima minutagem - 32:30 a 36:50 

  • Oitava minutagem - 45:40 a 46:00



3. Reflexão e troca de ideias  ( de 20 minutos)



Depois que o os alunos assistirem aos trechos do filme, deverão ser  organizados em grupos para refletirem e discutirem sobre os seguintes tópicos:




  • De que maneira Arnaldo Antunes trabalha a palavra em suas criações? Quais características da linguagem dele mais chamaram a atenção?

  • Como os aspectos visuais e sonoros presentes no filme colaboram para a criação de uma experiência poética diferenciada?

  • O que acham da abordagem experimental e visual do autor, especialmente no que se refere à sua relação com a poesia concreta e o uso gráfico das palavras?




  • Quais são as diversas formas de expressão artística que Arnaldo Antunes utiliza para explorar a linguagem poética ?

  • Qual o caráter transformador da obra do artista?

  • Como a arte, além de ser uma forma de expressão, pode transformar a sociedade?



 





Segunda Aula: Fazendo Arte Inspirada em Arnaldo Antunes




  1. Fazendo arte com as palavras ( 20  minutos)




  • Proponha uma oficina na qual os alunos possam expressar a linguagem de diferentes formas: como poesia, como performance ou como letra de  música. Na apresentação os alunos deverão refletir e demonstrar como as palavras podem expressar emoções, contar histórias, abordar temas sociais e transformar o individual e o coletivo.

  • Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente.




  • Podem tomar como inspiração as características da obra de Arnaldo Antunes, como:

    • o uso experimental que o artista faz da linguagem

    • o uso de palavras em repetição ou fragmentadas

    • a exploração  da sonoridade e do ritmo

    • o uso de elementos visuais ou gráficos no texto





     2. Apresentação (20 minutos)




  • Pedir aos alunos que compartilhem suas produções com a turma. 



     3. Reflexão Final (10 minutos)




  • Finalizar a oficina com uma conversa sobre o processo criativo. O que foi mais desafiador? O que descobriram sobre suas próprias formas de expressão? Essa reflexão ajuda a consolidar o aprendizado e pode motivá-los a continuar escrevendo fora da sala de aula.

  • Promova uma discussão construtiva sobre as criações, destacando a originalidade e a relação com o estilo de Arnaldo Antunes.



A avaliação será baseada na participação dos alunos nas atividades e reflexões:

? Engajamento no debate sobre poesia e música.

? Análise crítica dos elementos estéticos e estilísticos do documentário.

? Criatividade e originalidade na produção poética.

? Capacidade de expressão na apresentação final.



Ao final da atividade, os alunos poderão refletir:




  • Como a experimentação poética pode ampliar as possibilidades da linguagem?

  • Como a performance e a oralidade influenciam a recepção do poema?

  • Como a arte pode ser um meio de expressão e transformação social?



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)